12ª Maratona do Porto

No passado dia 08 de Novembro o nosso associado Francisco Pereira participou na 12ª Maratona do Porto, na categoria dos 42km, na qual se estreou.

Como este ano ainda não tinha participado em muitas corridas, soube desde logo que iria “sofrer” um pouco, mas tentou cumprir com os treinos longos, apesar de uma lesão que surgiu inesperadamente e que o levou a que tivesse de reduzir a quantidade de treinos.

Quando chegou ao Porto sentiu que não se encontrava preparado, mas o principal objetivo era terminar a prova.

No dia anterior à prova, deu-se o típico levantamento de dorsais e o almoço “Pasta Party” proporcionado pela organização, apoiada pela Liberty Seguros. Foi uma bela tarde de “relax” pela cidade do Porto, que se encontrava muito quente (27º) e com muitos “turistas”, uma vez que a prova dos 42km recebeu 6 mil atletas, sendo cerca de metade destes estrangeiros.

Capture

O Porto amanheceu no dia da prova com um sol forte e uma temperatura elevada. Deu-se a partida às 9h, sendo que às 11h já o Francisco tinha completado metade da prova. Ao meio-dia, completou os 30km da prova (nesta altura surgiram as primeiras dores), começando a perder as forças. Desde os 30km até aos 42,195km não foi nada fácil! Apareceram as dores no local da lesão, o que o impossibilitou de correr muito tempo sem pausas. Fez a derradeira parte final alternando entre corrida e caminhada, sendo que apoio não faltou (os “tripeiros” ajudaram imenso). Concluiu a corrida em 4h35min.

image2

A recuperação foi boa, com uma passagem pela Meta dos Leitões na Mealhada… Para o ano estará lá outra vez, mas até lá vai treinar em percursos mais curtos.