Várias iniciativas de solidariedade

A ACLIS, nos últimos meses, ajudou algumas instituições, com a aquisição de bens necessários para o bom funcionamento das mesmas.

No decorrer dos incêndios que assolaram o nosso país em agosto, a ACLIS, juntamente com colegas dos Espaços Liberty, entregaram bens alimentares em vários quartéis dos bombeiros, nas zonas mais afetadas, de forma a minorar os impactos de estarem horas sem dormir e sem se alimentarem em condições.

Estes bens fazem toda a diferença na vida dos nossos HERÓIS no momento do combate aos fogos _ águas, sumos, leite, barritas de cereais.

img_0135-1

Entregamos bens nos Bombeiros Voluntários de S. Mamede Infesta, Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Associação Bombeiros Voluntários de S. Pedro da Cova (onde contamos com a presença da nossa parceira Vânia Lascasas), Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e de Águeda, Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso, Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca (com a presença do nosso parceiro José Adelino), Bombeiros Voluntários de Valença (com a presença do nosso parceiro Valmese), Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (com a presença do nosso parceiro Norberto Brito).

Os nossos bombeiros precisam de ajuda o ano inteiro.

www.bombeiros.pt

No dia 6 de outubro, entregamos um donativo em espécie na “ADAPECIL”. Adquirimos mobiliário novo para o refeitório, muito esperado por esta instituição, dado que o que tinham já estava em muito mau estado.

mobiliario-adapecil

A ADAPECIL é uma instituição que foi fundada por um grupo de pais e outros elementos da comunidade, empenhados em dar respostas adequadas às necessidades educativas das crianças inadaptadas da Lourinhã.

A Adapecil presta assistência nas suas instalações a cerca de 50 alunos/clientes, dispondo de um corpo técnico formado por profissionais das áreas da psicologia, da educação especial e reabilitação, da terapia da fala, da terapia ocupacional, da fisioterapia e ainda por docentes (professor e educadora), monitores de atividades ocupacionais, auxiliar pedagógica de ensino especial e vigilante.

www.adapecil.pt

No dia 29 de outubro, a ACLIS juntou-se ao grupo “Acredito”, ajudando a distribuir comida pelos sem-abrigo e mais necessitados em Lisboa.

O trabalho deste grupo é totalmente feito por voluntários, ficando também a seu cargo as despesas com as ajudas dadas.

Este grupo distribui, uma vez por mês, comida quente em Lisboa, fazendo um percurso que vai desde a Gare do Oriente, passando por Santa Apolónia e terminando no Rossio. São também distribuídas roupas e outros bens de primeira necessidade.

A ACLIS adquiriu produtos de higiene e distribuiu 45 conjuntos com bens essenciais. Oferecemos também alguns alimentos.

sem-abrigo

Vamos voltar a aliar-nos a este grupo pela altura do Jantar de Natal “Acredito”, adquirindo alguns dos alimentos que serão confecionados e distribuídos nesse dia.

No seguimento deste apoio, lançamos a iniciativa “Um Natal quente para TODOS!”, a decorrer até dia 05/12, onde estamos a angariar gorros, cachecóis, luvas e meias.

No dia 3 de novembro, entregamos na “A Casa do Caminho”, em Matosinhos, bens de primeira necessidade.

Esta instituição acolhe, presentemente, crianças dos 0 aos 9 anos, promovendo para o seu desenvolvimento e crescimento saudável.

a-casa-do-caminho-1

www.casadocaminho.pt